quinta-feira, 17 de maio de 2012

Liberdade, Igualdade e Fraternidade?

O presente artigo não tem a intenção de pejorar ou desvalorizar esta expressão que todo Maçom tem na ponta da língua, mas que culturalmente lhe foi incutido baseado em uma explicação historicamente falsa. 

O pior é que os Maçons repassam este erro para os não iniciados e os que não conhecem a história francesa acreditam; porém os que a conhecem nos julgam como tolos e pretensiosos. 

Certamente você já ouviu falar que a Revolução Francesa foi idealizada por Maçons e que eles criaram o referido lema. 

Devemos aprender que uma meia verdade, é uma mentira inteira! Vamos lembrar um pouco da história: a Revolução Francesa aspirava mais que simplesmente mudar a forma de governo (monarquia), pretendia mudar a Sociedade, “apagar as tradições, renovar costumes e os usos e, de alguma maneira, esvaziar o espírito humano de todas as idéias sobre as quais se tinham fundado até então o respeito e a obediência". 

A sociedade francesa estava dividida em três partes, que graficamente representamos como uma pirâmide, no topo da mesma estava o “Primeiro Estado” composto pelo Clero, que não pagava impostos e tinham todas as regalias; no meio estava a Nobreza (“Segundo Estado”) que além de todos os privilégios, gastavam tudo que era arrecadado do “Terceiro Estado” (o maior grupo e encontrava-se na base da pirâmide).

O “Terceiro Estado” era formado pelo povo em geral que tinham muitos deveres e poucos direitos. Como podem ver nessa forma de sociedade não havia os princípios humanitários de igualdade e de liberdade. A Revolução Francesa ocorreu entre 05 de maio de 1789 e 09 de novembro de 1799, sendo que a Primeira República foi proclamada em 21 de setembro de 1792 e seus idealizadores tinham o lema: “Liberté, Égalité, ou la Mort”, certamente não condiz com nossos princípios guiar a sociedade para uma situação do “tudo ou nada”.

Durante a Segunda República Francesa (1848 – 1952) é que o lema da NAÇÃO FRANCESA tornou-se “Liberte, Égalité, Fraternité”, expressão criada pelo Irmão Jean Jacques Rousseau é neste momento que a Maçonaria incorpora ao seu labor esta divisa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Portanto, queridos Irmãos evitemos em difundir “mitos” e “crendices” sobre a Sublime Ordem, temos uma vasta, poderosa, bonita e verdadeira história a ser contada e festejada!

Em verdade e muito pouco difundido era a significativa tríade usada em documentos históricos maçônicos nos primórdios da Ordem, na página 07 da edição de 1951 do livro “Annales Historiques de la Révolution Française” a escritora B.F. Hyslop, relata que na maioria desses documentos datados entre 1771 e 1799 eram tratados os locais de reunião como onde o “Silêncio, a União e a Paz reinavam”, mas também constam nestes documentos, como lema, uma tríade mais pratica, exeqüível e que devemos patrocinar entre os Irmãos, entre as Lojas e principalmente entre as Potências: “SAÚDE, FORÇA e UNIÃO”.

A intenção deste pequeno artigo é despertar em você a vontade de saber um pouco mais sobre o assunto, fazer uma Prancha de Arquitetura e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos.

***Há em alguns livros a citação do lema da Primeira República Francesa como sendo: Liberte, Égalité, Fraternité, ou la Mort.

Um comentário:

  1. Excelente artigo. Parabenizo o autor. Gostaria de adendar, contudo, o motivo do fracasso do lema "La mort" e por isso substituído por "fraternité". A razão da substituição se encontra na incompatibilidade lógica entre liberdade e igualdade, pois, se sou livre, o sou para ser diferente; se só posso ser igual, então não tenho liberdade alguma. Por esta razão, a Revolução Francesa foi o acontecimento da modernidade em que mais mortes houve em um país por seus próprios patrícios. Veja o comentário completo em edsonmoreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...