domingo, 11 de março de 2012

Ordem DeMolay

Criada em 09 de fevereiro de 1919 pelo Irmão Frank Shermann Land, inicialmente tinha o intuito de ser um clube onde jovens poderíam se encontrar para desenvolver atividades pautadas em valores éticos e de boa moral que resultaríam na formação de líderes e na ocupação do tempo dos jovens em diligências salutares para si mesmo e para a sociedade.

Em 24 de março os nove jovens pioneiros fizeram o juramento em prol da Ordem DeMolay e em menos de um ano já se contabilizavam mais de 2.000 novos membros. Mas quem foi DeMolay? Jacques DeMolay foi o 23º Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários e oficialmente o seu último, quando foi queimado vivo na Ile de la Cite, localizada no meio do Rio Sena, em Paris.

Por questões econômicas e políticas o rei francês Filipe, o Belo e o Papa Clemente V tramaram o fim dos Templários e em uma SEXTA-FEIRA 13 (outubro de 1307) os Templários foram presos, torturados e mortos.

Jacques DeMolay preferiu morrer a entregar seus companheiros e desonrar seus juramentos, entrando para a
história como um símbolo de lealdade e companheirismo. Jovens filhos ou não de Maçons a partir dos 12 anos que são iniciados na Ordem DeMolay cultuam “Sete Virtudes Cardeais”:


1)Amor filial;
2)Reverência pelas coisas sagradas;
3)Cortesia; 4)Companheirismo;
5)Fidelidade;
6)Pureza e
7)Patriotismo.

Lutam em defesa das liberdades religiosas, civis e intelectuais.

Seu código de ética prescreve que todo DeMolay serve a Deus;

honra todas as mulheres;
ama e honra seus pais;
é honesto;
é leal a ideais e amigos;
é cortês;
é sempre um cavaleiro;

é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
sempre permanecerá inabalável a favor das escolas públicas;
é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos; sua palavra é sua honra.

Há vários graus na Ordem DeMolay, em um Capítulo são ministrados os Graus Iniciático e o DeMolay, (são fantásticos). Todo Maçom deve pelo menos um dia assistir à estas reuniões.

A seriedade e dramaturgia que envolvem a ritualística é de provocar grandes enlevos. Após os graus capitulares temos a Ordem da Cavalaria e a Ordem do Ébano onde estudam o lado filosófico e esotérico da Ordem. Um Capítulo só funciona se patrocinado por uma Loja Maçônica e para que haja a reunião dos DeMolay é imprescindível a presença de um “Tio” (Maçom), portanto, se em sua cidade ou na comunidade onde está localizada sua Loja, não houver um Capítulo DeMolay faça contato com as autoridades do Conselho DeMolay.

Guardiões
Não pensem que só nós construímos Templos as virtudes, precisamos da juventude com sua força e vigor nesta árdua tarefa, fortalecendo a Ordem DeMolay estaremos fortalecendo a Maçonaria, não há garantia nem obrigatoriedade do DeMolay se tornar Maçom, mas todo Maçom que conheço que é DeMolay Sênior tem um comprometimento e seriedade para com a Sublime Ordem que os faz despontar naturalmente em nosso meio e na sociedade que vivemos. Então queridos Irmãos, nos armemos como Cavaleiros para conhecer, divulgar e patrocinar a Ordem DeMolay.


Fonte: Sérgio Quirino Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...