domingo, 18 de março de 2012

Equinócio da Outono

No próximo dia 20 de março, mais precisamente às 17 horas e 32 minutos, teremos o primeiro dos quatro grandes momentos de interação astronômica entre o Sol e a Terra.

Apenas duas vezes por ano o dia tem 12 horas de luz e a noite 12 horas de escuridão; daí o significado da palavra equinócio, do Latim, aequus (igual) e nox (noite).

A medição se faz quando na alvorada a metade do disco solar está acima da linha do horizonte e no crepúsculo a metade do sol está abaixo.

Façamos um exercício de interpretação: se equinócio (aeguusnox) quer dizer noites iguais, também posso entender como “dias iguais”?

Teremos o dia igual à noite ou a noite igual ao dia?

Luz após Trevas ou Trevas após Luz?

O Pavimento Mosaico é constituído de peças brancas intercaladas por peças pretas ou é constituído de peças pretas intercaladas por peças brancas?

Ou será que é a diferença que valoriza a igualdade? Em quantos outros aspectos maçônicos podemos trabalhar com o simbolismo da igualdade diferenciada e complementativa? MUUUIIIIITTTTTTTOS !

Por isto compreender o que seja um equinócio é muito importante, mais ainda se estudarmos o simbolismo do Outono. Esta estação sucede o calor, a forte claridade e todos os sentimentos e emoções do Verão, mas antecede o frio, a penumbra e o silêncio do Inverno.

É a hora de se estabilizar, diminuir o ritmo, preparar-se para momentos difíceis; é fazer como as árvores, jogar no chão as “velhas folhas”, firmar bem as raízes, preparar seu interior para outros ciclos e deixar algo para o planeta (frutos). Há uma frase do Dalai Lama que podemos refletir sobre o ápice da vida (verão), sua decadência (inverno) e sua estabilidade (outono), vejamos: “Uma árvore em flor fica despida no outono.

A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente.

Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente”” Tanto o Equinócio quanto o Outono devem ser celebrados pelos Maçons e quem já passou dos 40 anos sabe que assim como na natureza sua vida passou e passará por “redução de chuvas” ($$$), “mudanças bruscas de tempo” (humor) e “nevoeiros” (decepções), mas apesar disso tudo jamais deixamos de frutificar. A palavra Outono vem do latim autumnus que pode ser usada no sentido de “crescer”.

Que tenhamos um dia igual à uma noite ou que usemos o conhecimento de nossas virtudes e vícios para crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...