sábado, 17 de março de 2012

Elemento Fogo

Este elemento muitas vezes é equivocadamente ligado à destruição. Como força absoluta do imaterial, nos fascina e nos provoca temor. A ÁGUA PURIFICA, MAS É O FOGO QUE ELIMINA AS NÓDOAS DO VÍCIO. Em farmacologia há a expressão que “a diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem” (Paracelso, médico e físico do séc. XVI). Assim o fogo na “dose errada” é fermentador, dissipador e decompositor, mas na “dose certa” é preservador, construtivo, doador de vida e até nutriente. O poeta português Francisco Joaquim Bingre, (1763-1856) bem disse que:

Fogo Faísca luminar da etérea chama
Que acendes nossa máquina vivente,
Que fazes nossa vista refulgente
Com eléctrico gás, com subtil flama:

A nossa construção por ti se inflama;
Por ti, o nosso sangue gira quente;
Por ti, as fibras tem vigor potente,
Teu vivo ardor por elas se derrama.

Tu, Fogo animador, nos vigorizas,
E à maneira de um voltejante rio,
Por todo o nosso corpo te deslizas.

O homem, só por ti tem força e brio
Mas, se tu o teu giro finalizas,
Quando a chama se apaga, ele cai frio.

Aproveito a oportunidade para esclarecer que não há “férias maçônicas”. Há não ser que alguém deseje apagar a chama, mas como disse o poeta “Quando a chama se apaga, ele cai frio”. Na vida profana compreendemos bem a “inimizade” entre a água e o fogo. Os efeitos nocivos do fogo são combatidos pela água. E em nossa atualíssima realidade onde a água, manifestada sobre a forma de intensas chuvas tem causado enormes danos a população? 

O que há de se fazer? 

Ora combater a água com o fogo! Com o “FOGO MAÇÔNICO” QUE É O SÍMBOLO DA ASPIRAÇÃO, DO FERVOR E ZELO COM QUE DEVEMOS ASPIRAR A VERDADEIRA GLÓRIA. QUE NADA MAIS É DO QUE TRABALHAR ININTERRUPTAMENTE PELO POVO E PELA FELICIDADE DA HUMANIDADE. Que o fogo não esteja apenas presente nos Banquetes Maçônicos. Que o mais vivo dos fogos seja uma AÇÃO CONCRETA dos Maçons e das Lojas junto aos necessitados. Que sejamos fontes Luz e Calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...