domingo, 11 de março de 2012

Crise na Maçonaria

Primeiro que não há, mas poderá haver. Eu particularmente estou achando interessante. Toda e qualquer mudança de hábito quando bem aproveitada gera evolução.

Está passando da hora dos Maçons refletirem sobre a seguinte frase: TODOS OS MAÇONS TRABALHAM PARA DEIXAR A MAÇONARIA MAIS FORTE E PODEROSA (Mais Templos – Mais Obreiros – Mais Relações Institucionais) E ACABAMOS ESQUECENDO QUE É A MAÇONARIA QUE DEVE TRABALHAR PARA DEIXAR OS MAÇONS MAIS DIGNOS E FRATERNOS. (Justos – Honrados – Exemplos de cidadãos).

Vamos deixar para trás o “quebrar pedras” e a construção edifícios materiais (Maçonaria Operativa = Coluna do Norte = Característica da Força). Meditar, discutir, edificar o conhecimento é muito importante, mas faz parte do nosso passado presente (Maçonaria Especulativa = Coluna do Sul = Características da Beleza).

O que ACREDITO é que nosso presente futuro deve ser construído nos pilares da honra, da ética e da moral (Maçonaria Moderna = Oriente = Característica intrínsecas da real Sabedoria).

Não focalizemos nossos esforços no passado, presente ou futuro da Instituição (Maçonaria), trabalhemos pelos Membros (Maçons); a somatória dos elementos é sempre maior que o valor do grupo.

Estudemos como eram os Maçons Operativos (HOMENS SIMPLES, FISÍCAMENTE PERFEITOS, LIVRES, TEMENTES A DEUS, CORPORATIVISTA e SOLIDÁRIOS, TRABALHADORES BRAÇAIS, PATROCINADOS PELO CLERO e PELA REALEZA) e os Maçons Especulativos (HOMENS COMPLEXOS, PODENDO SER IMPERFEITOS FISICAMENTE, LIVRES, CRENTES, ALTRUÍSTAS e HUMANISTAS, TRABALHADORES INTELECTUAIS, LIGADOS A CIÊNCIA e a NOBREZA), a grande pergunta é: - E os Maçons Modernos? Como são? Como atuaram com este contexto atual e como atuarão nos OS PRÓXIMOS QUE VIRÃO?

Para ajudar na reflexão cito duas frases de John F. Kennedy: "Quando escrita em Chinês, a palavra crise está composta de dois caracteres: um representa perigo, o outro representa oportunidade."

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro."

Se houver uma crise, usemos o dicionário: Crise: é o estado das situações e ações quando em mudanças, sendo essas para melhores ou piores, ou seja, estar em crise é quando as coisas estão mudando de forma que não mudaram ainda, mas também não estão como antes e com o passar da crise se saberá se mudou para melhor ou mudou para pior, Crise no latim também pode significar ruptura, término, separação. Tudo dependerá de nossa atuação!

A Psicologia do Desenvolvimento explica crise como uma situação de mudança, que exige do ser ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional/funcional. É hora então de trabalharmos individualmente, que cada Maçom seja a Maçonaria.

Sejamos exemplos vivos dos nossos preceitos, a única forma de cancelar uma má impressão, são cem boas impressões. VOCÊ É ÉTICO POR SER MAÇOM OU POR SER ÉTICO VOCÊ É MAÇOM?

Atenção aos convites, mais atenção ainda nas Sindicâncias, redobrem a atenção no comportamento dos Irmãos. O lobo nasce lobo!

Como gostamos muito do número três, vou citar mais uma frase de JFK: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país."

No nosso caso o SQG plagiária assim: Não pergunte o que a Maçonaria pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pela Maçonaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...