domingo, 11 de março de 2012

Colunas Zodiacais

Como você reagiría se eu dissesse que as Colunas Zodiacais não são “coisas” da Maçonaria ?

(.......pausa para pensar). Colunas todos nós sabemos o que são; Zodiacais vem de zodíaco, que por sua vez vem do grego: zódia (animais) chegamos até zodiakos (ciclo de animais).

Diríamos então que em alguns Templos Maçônicos temos pilares cilíndricos que sustentam o ciclo de animais. Logico que o simbologismo ultrapassa a semântica, mas este conhecimento é oriundo dos Irmãos amantes da astrologia.

Na antiga Caldéia os estudiosos pegaram a imagem vista do céu e elaboraram um mapa que reproduzi-se a passagem do sol em cada uma das doze partes que fora dividido o referido mapa, cada uma dessa partes tinha elementos astronômicos (planeta, estrela, constelação, nebulosa) e cada parte ganhou um nome, chamado de Signo Zodiacal que é governado por um Astro Regente.

Não se pode usar a expressão “Planeta Regente” já que o Sol (Signo de Leão) e a Lua (signo de Câncer) não são planetas, com o tempo vincularam os Signos com os quatro elementos primários do nosso planeta (Ar, Água, Terra e Fogo).

Mais adiante ainda foram incorporadas características masculinas e femininas que são representadas por triângulos; os ícones astrológicos que estão interligados a triângulos com o ápice para cima possuem virtudes e defeitos típicos dos homens e os com ápice voltado para baixo virtudes e defeitos típicos das mulheres.

De forma resumida temos então:

ÁRIES = Marte, Fogo, Masculino;
TOURO = Vênus, Terra, Feminino;
GÊMEOS = Mercúrio, Ar, Masculino;
CÂNCER = Lua, Água, Feminino;
LEÃO = Sol, Fogo, Masculino;
VIRGEM = Mercúrio, Terra, Feminino;
LIBRA = Vênus, Ar, Masculino;
ESCORPIÃO = Marte, Água, Feminino;
SAGITÁRIO = Júpiter, Fogo, Masculino;
CAPRICÓRNIO = Saturno, Terra, Feminino;
AQUÁRIO = Saturno, Ar, Masculino;
PEIXES = Júpiter, Água, Feminino.

A incorporação dessas Colunas aos Templos Maçônicos ultrapassam os conhecimentos da astrologia popular com suas previsões e características pessoais; há belíssimos trabalhos vinculando as Colunas as Instruções dos Graus, as passagens durantes as Sessões Magnas e até aos Cargos de Loja, lembrando que são interpretações pessoais dos autores o que condiz com nossa situação de Livres Pensadores e Maçons Especulativos.

Você mesmo quando tiver oportunidade observe o posicionamento das mesmas e as formas geométricas que podemos traçar no teto da Loja usando por exemplo aquelas que têm o ápice do triângulo voltado para cima.

Mesmo após escrever tudo isso eu ainda lhe digo: as Colunas Zodiacais não são “coisas” da Maçonaria! Você já ouviu falar que nossos Templos foram construídos de acordo com o Templo de Salomão? E no Livro da Lei há a descrição das doze colunas e todos estes símbolos? Portanto, as Colunas Zodiacais são coisas de alguns RITOS MAÇÔNICOS e por conta disso não podemos generalizar dizendo que fazem parte da Maçonaria; a maioria dos Templos Maçônicos espalhados pelo mundo foram construídos dentro do traçado dos preceitos do Rito de York, que em seus trabalhos não constam as Doze Colunas Zodiacais e o mesmo acontece no Rito Schröeder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...