segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Elemento Terra

O primeiro elemento que temos contato na Maçonaria é a terra. É interessante que a Maçonaria (provém do francês maçonnerie, que significa "construção", "alvenaria", “pedreira”.) é formada por Maçons (pedreiros), portanto uma obra de “edificação”, mas além de fornecer ao homem, “equipamentos” e instruções para “lavrar-se”, ela também fornece e transforma o homem em semente. Para que a “semente” cumpra seu destino é preciso que seja colocada na terra. 

Estando na escuridão e no silêncio, o germe encarcerado na casca, como em uma masmorra, é cercado por pensamentos e emblemas da mortalidade. É o momento de refletir seriamente sobre a instabilidade da vida e do novo passo a seguir na iniciação em augustos mistérios. Sair da caverna (seja material ou não) à procura da Luz. 

Sic transit gloria mundi! 
Assim para a glória do Mundo! 

A terra é o elemento sólido, é possível como Maçons Especulativos que somos, encontrar associações simbólicas importantes, somos terra (pó) e a terra retornaremos e dessa mesma terra tiramos o nosso sustento. Sobre a terra vive o homem, construindo masmorras ao vício e templos a virtude, na duvida se após a vida subirá para o céu ou descerá para o inferno (simbologicamente falando). A terra, tanto o planeta como a matéria, significa aprendizado e força. 

Os místicos dizem que o espírito da terra traz estabilidade, sabedoria e poder. A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, é onde primeiro aprendemos, depois compartilhamos e em terceiro plano, ensinamos. Hoje começamos um novo ano, logicamente no dia primeiro de janeiro, mas este é um domingo. O primeiro dia da semana. Começaremos pelo começo! E há algo muito especial nisto. No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: "Faça-se a Luz!" E a Luz foi feita. Deus viu que a Luz era boa, e separou a Luz das Trevas. Deus chamou à Luz dia, e às Trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manhã, foi assim o primeiro dia. 

E você meu Irmão, que foi criado a imagem e semelhança de Deus? Já está preparado para criar um novo mundo em 2012? O nome do primeiro mês de nosso calendário é uma homenagem ao deus Jano da mitologia romana. Os aspectos simbólicos desse deus nos remetem a boas reflexões. Ele tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para frente, o futuro. Era o porteiro celestial, responsável pelos “términos” e os “começos”, o que passou e o que há de vir. 

Ele era também responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava. Imbuído do espírito cristão e no simbolismo pagão, conclamo: Guia-te na senda Luz, honra teu Pai, observe o passado, aprenda com ele. Mais do que quebrar pedras é importante lavrar a terra e semear. O futuro é uma conquista do presente. Hoje é o começo! Faça hoje! Aprenda hoje! Ensine hoje! Ilume hoje! Ame hoje! “É PRECISO AMAR COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ, PORQUE SE VOCÊ PARAR PARA PENSAR, NA VERDADE NÃO HÁ!” Plante seu jardim, não espere que alguém leve flores para você!


Colaboração: Sérgio Quirino Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impacto da Maçonaria na vida de um recém iniciado.

Refletindo como fazer um trabalho sobre o efeito da Maçonaria em minha vida após a iniciação, se fez necessário uma análise dos meus dias...